Header Ads

  • Últimas notícias

    Comunidade Quilombola Mituaçu, na Paraíba, recebe doação de computadores para fortalecer a inclusão digital


    Para reduzir as desigualdades no acesso da população ao letramento digital, o Ministério das Comunicações realizou, nesta segunda-feira (9), a doação de 15 computadores para a Associação Comunitária dos Moradores Quilombolas de Mituaçu, na Paraíba. Ao todo, mais de mil pessoas serão beneficiadas diretamente no local.

    A doação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os ministérios das Comunicações e da Cultura e a Fundação Cultural Palmares, com o objetivo de promover cidadania e capacitações no território.

    “Estar aqui nos permite ver o resultado do nosso trabalho. Trazer esses computadores para cá vai gerar mais qualidade de vida, dignidade e cidadania. Ajuda vocês, mas ajuda muito a gente também, porque nos dá força para seguir com o projeto”, afirmou Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações.

    A entrega dos equipamentos oferece ferramentas para que jovens e adultos tenham acesso a serviços públicos digitais, cursos de capacitação e novas formas de escoamento da produção cultural e econômica do quilombo.

    “Nós imaginamos um mundo de acesso aos serviços digitais para vocês. Nenhum brasileiro e nenhuma brasileira pode ficar sem acesso ao mundo digital. Todos aqui precisam ter o mesmo acesso aos serviços que as pessoas da cidade têm”, destacou o diretor da Fundação Cultural Palmares, João Jorge.

    Todos os 15 computadores doados para a construção de um laboratório de informática no Quilombo Mituaçu foram recondicionados pelo Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC Brasil), no Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Ministério das Comunicações na Paraíba.

    Para comunidades quilombolas, o acesso à rede mundial de computadores vai além da conectividade básica. Representa a oportunidade de preservar a memória histórica por meio do registro digital e garantir que a comunidade ocupe espaços de fala na internet.

    A representante do Quilombo Mituaçu, Geilsa Riberto da Paixão, de 58 anos, acompanhou o entusiasmo de toda a comunidade com o novo laboratório de informática e já tem um plano definido para o uso das máquinas. “Esse projeto chega para trabalharmos a informatização do nosso povo”, finalizou.

    Computadores para Inclusão

    O programa possui três ciclos básicos. Ele recondiciona máquinas descartadas por bancos e órgãos públicos.

    Após a coleta dos equipamentos eletrônicos descartados, os profissionais que atuam nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) realizam a triagem e capacitam alunos de baixa renda inscritos no programa, que aprendem a dar uma nova vida aos eletrônicos. Após recondicionados, os equipamentos são doados pelo Governo do Brasil a escolas públicas, associações, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, rurais e projetos de inclusão digital voltados à população.

    Os eletrônicos que não podem ser reaproveitados na montagem de novos computadores são descartados de forma sustentável e sem causar danos ao meio ambiente.


    ASCOM | Ministério das Comunicações 

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad