Fevereiro Roxo: Programa RespirAR inicia ciclo de diálogos sobre Alzheimer em Manaus
Com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde mental, o Programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), inicia nesta sexta-feira (06/02) uma série de encontros educativos sobre o Alzheimer.
A abertura acontece no bairro Aparecida e a iniciativa percorrerá diversos núcleos do programa na capital, unindo esporte, informação técnica e acolhimento para a comunidade.
Saúde e Esporte de Mãos Dadas
Para o secretário da Sedel, Diego Américo, a ação é estratégica para levar conhecimento a quem já frequenta os espaços de lazer. “O esporte e a saúde caminham juntos. Facilitamos o acesso à informação técnica e ao suporte adequado aos pacientes e familiares nos polos onde o programa já atua”, destacou.
O Sucesso do Programa RespirAR
Referência internacional, o RespirAR foi lançado em 2021 e já ultrapassou a marca de meio milhão de atendimentos. O programa oferece gratuitamente:
- Fisioterapia especializada;
- Atividades físicas orientadas;
- Orientação de enfermagem.
O impacto positivo da iniciativa rendeu ao Amazonas o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e uma indicação ao prestigiado Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), que celebra a excelência na gestão pública global.
Confira a Programação do "Fevereiro Roxo"
Os diálogos acontecem sempre das 8h às 11h (com turnos vespertinos em alguns locais). Programe-se para participar no núcleo mais próximo:
- 06/02 (Sexta): Espaço de Lazer Marcos Aurélio Nascimento (Aparecida)
- 10/02 (Terça): Centro de Convivência Pe. Pedro Vignola (Nova Cidade) – Manhã e Tarde
- 11/02 (Quarta): Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (Santo Antônio) – Manhã e Tarde
- 12/02 (Quinta): Quadra Poliesportiva Monte Sião (Jorge Teixeira) – Manhã e Tarde
- 13/02 (Sexta): Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro)

Nenhum comentário