Objetivo é sensibilizar as pessoas sobre prevenção e riscos de transmissão da doença, que ainda não tem cura.
Servidores, estagiários e jurisdicionados que passaram pelo Fórum Ministro Henoch Reis nesta sexta-feira, 1º de dezembro, foram abordados para sensibilização sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids e outras infecções transmissíveis.
A atividade foi organizada pela Divisão de Serviço Social do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com apoio do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde dos Servidores e Magistrados.
De acordo com a assistente social Jéssica Maria Oran Lima, da Divisão de Serviço Social, “o objetivo da ação foi sensibilizar os servidores quanto à questão da Aids, pois as estatísticas de HIV vêm crescendo no Amazonas, principalmente entre os jovens, que não viveram aquela época de preocupação e de medo do HIV, então eles acham que está controlado; realmente tem tratamento, mas com efeitos colaterais, então é preciso falar sobre isso”.
As atividades realizadas incluíram testagem rápida de hepatite, HIV e sífilis, por equipe da Secretaria Municipal de Saúde, no Setor Médico do fórum; sensibilização nas salas por equipe da Pastoral da Igreja Católica e por acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas; além de testes diversos e aferição de pressão arterial por funcionários da farmácia Pague Menos.
Campanha
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988.
Testagem
Esta ação é importante para que as pessoas tenham consciência de que é necessário fazer os testes, disse a enfermeira Mônica Gomes da Silva Pitanga, da Secretaria Municipal de Saúde: “Já que alguns pacientes não vão à unidade de saúde, é importante a unidade de saúde vir aqui e oferecê-los, para identificar as pessoas quem tem HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, para elas procurarem tratamento o mais rápido possível”.
Os testes rápidos são oferecidos nas unidades básicas de saúde, em que os pacientes podem chegar (sem necessidade de agendar horário) e pedir para fazê-los, onde recebem orientação sobre os exames.
“Estes testes são importantes para as pessoas que tem vida sexualmente ativa, para que fiquem atentas a estas doenças”, diz a enfermeira, afirmando que está crescendo cada vez mais em Manaus o número de pessoas acometidas pelo vírus HIV e de infectados com tuberculose. “E estamos perdendo muitos pacientes por isso”, lamenta.
Do TJAM
Post Top Ad
sábado, 2 de dezembro de 2017
Fórum Henoch Reis tem ação no Dia Mundial de Luta contra a Aids
Post Top Ad
Author Details
Templatesyard is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design. The main mission of templatesyard is to provide the best quality blogger templates which are professionally designed and perfectlly seo optimized to deliver best result for your blog.
