HIV/AIDS e tuberculose é tema de audiência pública na Câmara Municipal de Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (29), às 14h, realizou uma Audiência Pública sobre os pacientes que vivem com HIV/AIDS e tuberculose no Município de Manaus. A audiência foi uma iniciativa da vereadora professora Jacqueline (PHS).

O plenário da Câmara foi ocupado por membros da sociedade civil, demonstrando interesse pelo tema. A  Audiência durou quase 3 horas. O debate foi essencial ao trazer a problemática do novo aumento nos casos de HIV/Aids entre jovens para o centro da discussão dentro da Casa Legislativa.

De acordo com a vereadora professora Jacqueline, o que moveu a discussão foi o número absoluto de novos casos de Aids no Brasil, em tendência contrária ao que se registra na média mundial. Dados divulgados em julho deste ano, pela UNAids, órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia, apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e o ano passado. No mundo, essa taxa sofreu contração de 11%. A elevação no país é considerada pequena, passando de 47 mil novos casos em 2010 para 48 mil em 2016.

O Amazonas e o município de Manaus, estão em terceiro lugar entre os estados e municípios com maiores índices de HIV/Aids no Brasil. A informação é da coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais no Amazonas, Silvana Lima. Entre 1986, e agosto de 2016, foram registrados 15.149 casos no Estado.

“Esses dados demonstram a necessidade das campanhas de prevenção, orientando a todos, seja jovem, adolescente, mulheres e homens. É preciso continuar investindo na conscientização e ampliar o atendimento”, destacou a vereadora

Participaram da reunião a Elizabeth Maciel , da Associação das Donas de Casa do Amazonas (Adcea), Lucilaide Oliveira, da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (Fmtam), Evalcilene Santos, Fórum OSC/Aids, Jair Santos, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Maria Altina, representando o Deputado Luiz Castro, entre outros movimentos.

Da CMM
Postagem Anterior Próxima Postagem