Capim Santo

Refletindo
0


 Capim-santo é uma erva aromática e medicinal que pertence à família Poaceae e tem como nome científico Cymbopogon citratus. Ela é originária da Ásia, especialmente da Índia, mas se adapta bem em regiões de clima quente e úmido, sendo muito cultivada no Brasil. Também é chamada de capim-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso, entre outros nomes populares.

O capim-santo tem folhas longas, verdes e cortantes, que exalam um cheiro cítrico semelhante ao do limão. Essas folhas podem ser usadas frescas ou secas para preparar chás, sucos, doces e outras receitas culinárias. Das folhas também se extrai o óleo essencial de capim-santo, que tem várias aplicações na indústria de alimentos, cosméticos, farmacêuticos e na aromaterapia.

 principal componente do capim-santo é o citral, um composto químico com ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica. O citral ajuda a combater os radicais livres no organismo, prevenindo doenças como câncer, gastrite e hipertensão. Outro componente importante do capim-santo é o mirceno, que tem ação analgésica e ajuda a aliviar dores leves.

Alguns dos benefícios do capim-santo para a saúde são:

- Auxilia na perda de peso: por ter ação diurética, o capim-santo ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduzindo o inchaço e favorecendo as dietas de emagrecimento.

- Auxilia no tratamento da gastrite: por ter ação anti-inflamatória e antioxidante, o capim-santo ajuda a diminuir a acidez estomacal e a combater a bactéria Helicobacter pylori, que causa gastrite, úlcera e câncer gástrico.

- Alivia dores: por ter ação analgésica, o capim-santo ajuda a aliviar dores de cabeça, muscular, abdominal e nas articulações. Também pode ser usado em forma de cataplasma ou banho para tratar dores de artrite e reumatismo.

- Diminui o colesterol ruim: por ter ação antioxidante, o capim-santo ajuda a impedir a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue e prevenindo doenças cardiovasculares.

- Auxilia no controle da pressão arterial: por ter ação diurética, o capim-santo ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, auxiliando no controle da pressão arterial. Além disso, os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes no capim-santo ajudam a relaxar as artérias e melhorar a circulação sanguínea.

- Previne o câncer: por ter ação antioxidante e imunoestimulante, o capim-santo ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o crescimento e o desenvolvimento de células cancerígenas.

- Combate a insônia e a ansiedade: por ter ação sedativa e relaxante, o capim-santo ajuda a induzir o sono e a reduzir o estresse e a tensão do corpo. O óleo essencial de capim-santo também pode ser usado na aromaterapia para tratar casos de depressão.

Como usar o capim-santo

A forma mais comum de usar o capim-santo é fazendo chá com suas folhas frescas ou secas. Para isso, basta ferver uma xícara de água com quatro a seis folhas de capim-santo picadas por cerca de dez minutos. Depois é só coar e beber morno ou frio. O chá pode ser consumido até três vezes ao dia.

O óleo essencial de capim-santo pode ser usado para massagear áreas doloridas do corpo ou para inalar seu aroma através de um difusor ou um lenço. Também pode ser adicionado à água do banho para relaxar os músculos ou à água da limpeza para perfumar o ambiente.

O capim-santo também pode ser usado na culinária para dar sabor e aroma aos alimentos. Ele combina bem com frutas cítricas, gengibre, coco, mel e leite condensado. Algumas receitas que podem ser feitas com capim-santo são suco detox, bolo de limão com calda de capim-santo, geleia de capim-santo com abacaxi e brigadeiro de capim-santo.

Contraindicações e cuidados

O uso do capim-santo é contraindicado para gestantes, pois pode provocar aborto ou parto prematuro por relaxar a musculatura uterina. Também deve ser evitado por pessoas com pressão baixa ou que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou hipoglicemiantes.

O uso excessivo do capim-santo pode causar sonolência, diarreia, fraqueza e queda da pressão arterial. Além disso, o contato direto com o óleo essencial ou com as folhas frescas pode causar irritação na pele ou nos olhos. Por isso, é recomendado diluir o óleo em um óleo vegetal antes de aplicá-lo na pele ou evitar expor ao sol as áreas que entraram em contato com ele.

O capim-santo é uma planta medicinal que oferece diversos benefícios para a saúde quando usado corretamente. Porém, antes de consumi-lo ou aplicá-lo na pele, consulte um médico ou um fitoterapeuta para saber a dose adequada para cada caso.

Fontes:

- Cymbopogon citratus – Wikipédia, a enciclopédia livre [Internet]. [citado 2023 Mai 22]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cymbopogon_citratus

- Capim-santo (capim-limão): para que serve e como usar - Tua Saúde [Internet]. [citado 2023 Mai 22]. Disponível em: https://www.tuasaude.com/capim-limao/

- Capim-santo: benefícios e propriedades medicinais - eCycle [Internet]. [citado 2023 Mai 22]. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/capim-santo/

- Oliveira CCA de., Santos JS., Compostos ativos de capim-cidreira (Cymbopogon citratus): uma revisão., Research Society and Development., 2021;10(9):e202110982081., DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.2081

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !