Cipó alho

Refletindo
0


 O cipó-alho é uma planta incrível, que possui diversas propriedades e benefícios para a saúde, a beleza e a culinária. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre essa trepadeira nativa da Amazônia, que tem um aroma característico de alho e pode ser usada de várias formas.

O que é o cipó-alho?

O cipó-alho (Mansoa alliacea) é uma planta da família das Bignoniaceae, a mesma dos ipês. Ela é uma liana (planta que se enrola em outras para se sustentar) que pode atingir até 3 metros de comprimento. Suas folhas são verdes, brilhantes e compostas por dois folíolos opostos. Suas flores são tubulares, de cor lilás, rosa ou branca, e formam cachos globosos e densos. Ela floresce mais de uma vez ao ano, e suas flores mudam de cor conforme amadurecem.

O nome cipó-alho vem do fato de que suas folhas, quando esmagadas ou cortadas, exalam um forte cheiro de alho. Esse cheiro vem do óleo essencial que a planta contém, chamado alicina, que também é encontrado no alho comum (Allium sativum). A alicina é um composto com propriedades antibióticas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Para que serve o cipó-alho?

O cipó-alho é uma planta muito versátil, que pode ser usada para diversos fins. Veja alguns deles:

- Medicinal: O cipó-alho é usado na medicina popular para tratar vários problemas de saúde, como infecções, inflamações, dores, febre, gripe, bronquite, asma, reumatismo, artrite, hipertensão, diabetes, anemia, vermes e até mesmo câncer  . Ele pode ser consumido na forma de chá, tintura, xarope ou cataplasma. Além disso, o óleo essencial do cipó-alho pode ser usado como repelente de insetos e morcegos.

- Alimentar: O cipó-alho é uma PANC (planta alimentícia não convencional), ou seja, uma planta comestível que não faz parte da dieta habitual da maioria das pessoas. Suas folhas podem ser usadas como tempero ou salada, dando um sabor de alho aos pratos. Suas flores também podem ser consumidas cruas ou cozidas. Até mesmo a casca do caule pode ser usada para fazer chá ou vinagre.

- Ornamental: O cipó-alho é uma planta ornamental, que pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou canteiros. Ela é ideal para adornar treliças, arcos, cercas e muros, pois tem um crescimento moderado e não se torna invasiva. Suas flores coloridas e perfumadas atraem abelhas e borboletas.

Como cultivar o cipó-alho?

O cipó-alho é uma planta fácil de cultivar, que se adapta bem a diferentes condições climáticas e tipos de solo. Ele prefere locais com sol pleno ou meia sombra, solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Ele deve ser regado regularmente, mas sem encharcar o solo.

O cipó-alho pode ser propagado por sementes ou por estaquia (corte de ramos). As sementes devem ser semeadas em substrato úmido e mantidas em local protegido até germinarem. As estacas devem ser cortadas com cerca de 15 cm de comprimento e colocadas em água ou areia até enraizarem.

O cipó-alho não requer muitos cuidados especiais, mas pode se beneficiar de podas de limpeza e formação para estimular o crescimento e a floração.

Conclusão

O cipó-alho é uma planta maravilhosa, que merece ser conhecida e valorizada por todos os seus usos e benefícios. Ele é um exemplo de como a natureza nos oferece soluções para as nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais.

Se você gostou deste post sobre o cipó-alho, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo.

Fontes:

: Cipó-alho - Mansoa alliacea - Jardineiro.net https://www.jardineiro.net/plantas/cipo-alho-mansoa-alliacea.html

: Cipó Alho - A Floresta Sensível https://aflorestasensivel.com.br/especies/cipoalho/

: Cipó d'alho - Exsicata - Herbário MFS https://herbariomfs.uepa.br/colecao-biocultural/cipo-dalho-exsicata-4/

: Recomendação do cipó- Mansoa alliacea 159 na dieta de ... - Embrapa https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/216586/1/CPAF-AP-2020-COT-159-Cipo-alho.pdf

Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !